3 dicas para evitar erros comuns e alcançar o controle financeiro da sua empresa

3 dicas para evitar erros comuns e alcançar o controle financeiro da sua empresa

Publicado por Zanini, 30/01/2020

Blog

Para garantir uma vida financeira saudável para a sua empresa, é necessário driblar as pegadinhas e armadilhas. Ainda com toda a atenção, às vezes, cometemos erros que podem causar prejuízo em longo prazo. Alguns destes erros são comuns e podem ser evitados.

Por isso, a Zanini Auditoria separou três dicas para ajudar você a alcançar o controle financeiro:

DICA 1: Sempre consultar o balanço da empresa

Cartão de crédito, fluxo de caixa, entradas e saídas podem se tornar uma armadilha na mão de quem não tem experiência ou atenção com o balanço fiscal. Caso a empresa tenha um funcionário dedicado a esta função, fica mais fácil fazer o acompanhamento e nutrir uma relação benéfica com a saúde financeira do estabelecimento. Contudo, a grande maioria dos pequenos negócios é gerenciada pelo próprio dono e as preocupações do dia a dia tomam mais atenção e tempo de planejamento, enquanto a questão fiscal fica de lado.

Aquele que tem pouco costume de checar o fluxo no decorrer do mês está propenso a cometer um passo em falso e acabar complicando todo o orçamento do mês. Por isso, faça planilhas de lançamento e acompanhamento de caixa, para garantir o controle sobre as entradas e saídas. Além disso, é importante checar a saúde financeira da empresa, ao menos, uma vez por semana.

DICA 2: Cautela com investimentos

Todo estabelecimento precisa de investimento. Sempre. Há questões que podem ser melhoradas, desde a fachada do prédio até maquinários novos. Contudo, é realmente necessário fazer algumas alterações neste momento? A economia está instável, então investir todo o lucro pode não ser uma boa estratégia. Antes de iniciar as obras, faça uma análise criteriosa e entenda o que é prioridade e o que pode aguardar alguns meses.

DICA 3: Estabeleça limite de gastos

No fim do mês, é possível verificar quanto você gastou em cada área da empresa. Faça uma planilha e limite os gastos. Com isso, você terá uma visão clara de quanto possui para fluxo de caixa, bem como os dividendos que pode usufruir com qualquer imprevisto que surgir.

Controle é a palavra-chave do sucesso para a vida financeira da sua empresa!

CONTE COM A ZANINI!

Deseja fazer uma planilha de acompanhamento e otimização de gastos da sua empresa? Entre em contato com a Zanini Auditoria. Nós temos vasta experiência na área contábil, estamos aptos e dispostos a ajudar você a melhorar sempre. Para tudo que conta, conte com a gente!