Como lidar com a inadimplência na pandemia?

Como lidar com a inadimplência na pandemia?

Publicado por Zanini, 23/07/2020

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O aumento expressivo do número de inadimplentes é uma realidade entre as empresas. Com a pandemia provocada pelo Covid-19, a renda mensal de muitos foi impactada enquanto as dívidas começaram a se acumular. A pergunta mais importante no momento é: como lidar com a inadimplência durante este período? Como cobrar meus clientes? A Zanini Auditoria destaca algumas dicas para auxiliar sua empresa a passar por este momento.

PARA CLIENTES QUE JÁ ESTÃO INADIMPLENTES, separamos dicas essenciais para ajudar a sua empresa.

MOSTRE O VALOR DA SUA EMPRESA

Chegou a hora de você convencer novamente o seu cliente a fazer parte da família. O mesmo “namoro” do início das negociações retornou. Em momentos de cortes – e possível inadimplência – cada vez mais pessoas estão cortando ligações com as empresas.

Manter o cliente é essencial para a crise econômica não chegar até a sua empresa. Por isso, use o poder de convencimento para fazê-lo ficar. Agora é a hora de lembrar tudo o que você faz para ele e tudo que irá fazer ainda – mostrando-se aberto para auxiliar até nesse momento de pandemia.

Lembre-se: os cortes em investimento serão inevitáveis. O consumidor terá que selecionar com quais empresas continuará. Entre alguém que sabe, demonstra seu valor e o auxilia neste momento e outra empresa que está passiva dos acontecimentos, certamente ele escolherá ficar com a primeira.

OFEREÇA BENEFÍCIOS E DESCONTOS ATRATIVOS

Seu cliente está dois meses sem pagar? Entre em contato com ele, em tom ameno, nada de cobranças ou ameaças de corte. Lembre-o quanto a parceria de vocês é importante para os dois lados. E, se possível, ofereça um atrativo irresistível para que ele pague, com desconto, as mensalidades que deve.

Uma dica é associar uma ou duas parcelas antecipadas no desconto. Assim, você garante o pagamento e a tranquilidade por mais um tempinho.

O desconto pode torcer o nariz de muitas empresas: mas na hora de colocar na balança, o melhor é ter alguma renda (um pouco menor do que a dos meses anteriores) ou zerar?

NEGOCIAÇÕES: SEMPRE!

Agora é a hora de você manter um canal aberto, honesto e transparente com todos os clientes – principalmente os inadimplentes. Mantenha a conversa ativa e esteja aberto a negociações.

Um ponto essencial que não pode ser esquecido em momento algum é o histórico de cada cliente. Se uma empresa X a qual você presta serviços está com você há mais de um ano e nunca falhou um pagamento, mas agora está passando por um momento de crise, há uma oportunidade de ação: com o histórico de bom pagamento, é possível entrar em contato e negociar o contrato, seja para oferecer descontos ou então para adiar alguns boletos. Se possível, zere a cobrança de um ou dois meses e dilua a mesma nas demais mensalidades de 2021: isso mostrará ao seu cliente o seu comprometimento e interesse em permanecer com a parceria.

 

PARA NOVOS CLIENTES, há algumas preocupações que sua empresa pode tomar para evitar a inadimplência. Conheça algumas dicas:

 

PAGAMENTO À VISTA OU VIA CARTÃO DE CRÉDITO

A pluralidade de formas de pagamento é um atrativo. Contudo, neste momento, estimular o pagamento à vista ou pelo cartão de crédito irá garantir que a sua empresa não tenha problemas com o recebimento.

À vista, pode ser oferecido um desconto para estimular o pagamento. Dessa forma, o dinheiro entra no caixa imediatamente e não há riscos de inadimplência.

Outra oportunidade é estimular o parcelamento por cartão de crédito. Ou seja, a operadora do cartão será a responsável pela dívida e, em caso de não pagamento, sua empresa não sofrerá abalo financeiro.

FAÇA CONTRATOS

Para prestação de serviço contínuo, a dica é fazer contratos. Dessa forma, nas cláusulas, é possível incluir multa por quebra de contrato e atraso no pagamento das parcelas. Na hora de realizar os cortes necessários, o consumidor irá avaliar os prós e contras dos atrasos e cancelamento de contratos: aqueles que possuem multa, com toda certeza, serão priorizados entre quais devem ser mantidos.

 

COBRANÇAS? CONTRATOS? BUROCRACIA?

Evite dor de cabeça! Contrate quem tem experiência nas mais diversas áreas: tudo para atender da melhor forma a sua empresa, garantindo excelência na execução e aplicação de contratos contábeis e fiscais. Para tudo que conta, conte com a Zanini Auditoria!