Como superar os impactos do coronavírus em seu negócio?

Como superar os impactos do coronavírus em seu negócio?

Publicado por Zanini, 12/05/2020

A pandemia provocada pelo Covid-19 pegou todos desprevenidos. Por isso, separamos algumas dicas para minimizar – e até mesmo superar – os impactos negativos do coronavírus em seu negócio.

PRIMEIRO PASSO: Otimize recursos!

Agora é a hora de pensar em como manter a empresa ativa e com fluxo de caixa saudável – mesmo em condições de isolamento. Para tanto, há algumas formas de estimular o consumo e efetuar a entrega do produto, garantindo a segurança e o conforto do cliente.

Delivery e divulgação on-line

Para empresas de consumo – seja de roupas ou lanchonetes – a dica essencial é apostar no sistema de delivery para entrega. Além disso, é importante associar uma divulgação on-line sobre o início das vendas, para garantir que o seu cliente em potencial tenha acesso à informação e, em seguida, ao produto.

O mesmo vale para prestadores de serviço. Jornalistas, tradutores, psicólogos, dentre muitas outras profissões podem auxiliar o cliente final com ferramentas de videoconferência, que tornam o serviço acessível para aquele que contrata.

Elimine estoques e faça promoções

Faça uma oferta atrativa e imperdível para o cliente. Para tanto, analise seu estoque e faça promoções com os produtos que estão guardados em excesso. Ou seja, faça mais com menos! Além de atrair mais consumidores e limpar os estoques, ainda promoverá fluxo de caixa e entrada de capital para fortalecer a empresa enquanto durar a pandemia.

Faça renegociação de débitos

Sua empresa pode – e deve – entrar em contato com todos os inadimplentes antigos. Faça ofertas e acordos que sejam atrativos ao cliente. Aquela “dívida perdida” pode ganhar um desconto atrativo que gere fluxo de caixa para a sua empresa. Converse, negocie e faça um acordo que seja benéfico para ambos os lados.

 

SEGUNDO PASSO: Elimine dívidas!

Agora que você já tomou os devidos cuidados para atrair o público final e garantir o fluxo de caixa, chegou a hora de “organizar a casa”. O primeiro a ser feito é analisar os débitos. Quais são as contas que a empresa possui? Há negociação em alguma delas? Entre em contato com todos e veja se consegue negociar prazos, juros ou quitação.

Lembre-se: quanto maiores os juros, maior a prioridade. Elimine primeiro tudo aquilo que acarretará mais débitos a médio e longo prazo.

Avalie, com critério, as ofertas promovidas pelos Governos do Estado e Federal. Existem incentivos fiscais que podem ser atrativos neste momento.

 

TERCEIRO PASSO: Mantenha contato com o seu contador!

O passo mais importante de todas as dicas é esse. Mantenha uma relação aberta, transparente e contínua com o contador da sua empresa. Ele ajudará você a analisar todos os caminhos, formas e analisará a linha de crédito/débito, fazendo contas e oferecendo o melhor parecer técnico e profissional ao indicar melhores opções para superar os impactos gerados pelo coronavírus.

Para o que conta, conte com a gente! A Zanini Auditoria tem mais de 40 anos de experiência e expertise no mercado, atuando em diversas áreas, como contábil e trabalhista.

Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar você a melhorar. Hoje! Para tudo que conta, conte com a gente: https://www.zaniniauditoria.com.br/contato

Blog