Escrituração Contábil Fiscal e suas particularidades

Escrituração Contábil Fiscal e suas particularidades

Atenção redobrada para obter sucesso no proced

Publicado por Zanini, 15/07/2019

Como está a entrega da sua Escrituração Contábil Fiscal? Já organizou toda documentação e comunicou a sua contabilidade? Ainda não? Então você deve ficar atento, pois o prazo de entrega da ECF é até o último dia do mês de julho. Esse SPED, ou Sistema Público de Escrituração Digital, é obrigatório para todas as empresas que não foram tributadas pelo Simples Nacional em 2018.

Essa obrigação acessória tem como objetivo interligar os dados contábeis e fiscais referentes à apuração do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). Ou seja, todas as pessoas jurídicas, inclusive as equiparadas, devem apresentar a ECF de forma centralizada pela Matriz, conforme exigida desde 2014, por meio da Instrução Normativa RFB 1.422/2013.

Ressalto que por ser um conteúdo complexo, com muitos documentos e detalhes, a entrega requer atenção do contribuinte. Por isso, é de grande importância que a pessoa jurídica tenha um sistema contábil ou um software de gestão que esteja completamente adequado ao que exige o manual da ECF. O uso de um sistema contextualiza as informações a serem declaradas na ECF, garantindo que as informações sejam geradas assertivamente conforme exigência do Fisco.

Não estão obrigadas a entregar a ECF as empresas optantes pelo Simples Nacional, as autarquias, fundações e demais órgãos públicos e as pessoas jurídicas que se encontram inativas. Agora, quem não entregar a Escrituração Contábil Fiscal 2018, ou entregar com erros e omissões, pode sofre penalidades conforme o regime tributário ao qual está inserido. A multa pecuniária pode ser de até 3% do valor das transações comerciais da pessoa jurídica.

Então fique atento ao prazo e também a todos os detalhes de entrega da ECF. Caso tenha dúvidas ou acredita que não vá conseguir organizar tudo no tempo solicitado, entre em contato com a Zanini Auditoria; temos uma equipe capacitada que vai te ajudar nesse ponto.

Até a próxima!