Veja como a tecnologia faz a diferença na área de contabilidade

Veja como a tecnologia faz a diferença na área de contabilidade

Publicado por Zanini, 27/08/2018

Nas nossas matérias anteriores sempre tenho destacado as novidades que o Governo Federal tem lançado para as empresas brasileiras nos últimos anos. Hoje, quero destacar uma das principais tendências na área de contabilidade aqui no Brasil para 2018 e que vai permear os próximos anos nesse segmento: a tecnologia.

 

A tecnologia está em alta no mercado e tornando o segmento cada vez mais competitivo. Hoje, os serviços online e à distância fazem a diferença e muitos de nossos clientes, aqui da Zanini Auditoria, já são atendidos dessa forma, sem prejuízo do trabalho executado e ainda com mais eficiência e ganho de tempo.

 

Afinal, como já destacamos em outras oportunidades, hoje, os documentos fiscais são eletrônicos e enviados e recebidos via plataformas digitais, como a implantação do esocial, obrigatório para todas as empresas brasileiras.

 

Saiba mais:

Veja como usar o esocial e quais os benefícios para empresas e trabalhadores

 

A tecnologia gera novas oportunidades de negócios na área contábil

 

Segundo algumas pesquisas realizadas por entidades de classe “nada será como antes na área contábil, depois da entrada e evolução da tecnologia”. E essa revolução não é coisa do futuro. Estamos vivendo esse momento agora.  Ou seja, a tecnologia gera novas oportunidades de negócios que estão se abrindo desde já, mesmo com a rejeição de alguns mais céticos.

 

Isso não significa, por exemplo, que é o fim dos escritórios de contabilidade e do atendimento tradicional, que ainda é feito pelas empresas. Ao contrário. Aumentam as possibilidades dos profissionais da área se aperfeiçoarem e prestarem mais serviços, como uma assessoria e consultoria mais personalizada para cada cliente, para cada caso. 

 

Outra vantagem é o arquivo de documentos dos clientes em nuvens, uma tecnologia que permite que o contador e toda a sua equipe se mantenham conectados e em um contato muito próximo, como se estivessem na mesma estação de trabalho. E até mais do que isso, a nuvem permite visualizar e editar documentos simultaneamente e acabar de vez com aquela quantidade de papéis e livros.

 

Tendência dos aplicativos pode se tornar realidade no setor para um futuro próximo

 

Hoje em dia, quase todo mundo que você conhece tem um smartphone, correto? Em pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas/SP (FGV) no ano passado, em 2018 a densidade de dispositivos conectados à internet será de dois por pessoa. Isso significa 416 milhões de aparelhos espalhados pelo País, pelos quais as pessoas pagam contas, pedem comida, calculam gastos, organizam a agenda, entre outros, utilizando aplicativos específicos para cada área envolvida.

 

Então, por que se conectar com o seu escritório de contabilidade usando um aplicativo próprio? A nova geração de empreendedores é formada por pessoas que dependem da tecnologia para praticamente tudo. E elas querem, acredite, soluções contábeis via aplicativos.

 

Lembrando que o segmento de aplicativos cresce cerca de 20% anualmente no Brasil. Tanto que hoje, praticamente a metade da população brasileira, mais de 115 milhões de usuários (segundo dados da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (Abemf)) está cadastrada em programas desse tipo.

 

Andrew Birch, da MYOB Business Monitor, em um de seus artigos, escreveu que o fato de muitas empresas ainda terem resistência à tecnologia é uma oportunidade inigualável para os profissionais do setor se posicionarem como conselheiros estratégicos de seus clientes.

 

Essa parceria é uma busca do empreendedor brasileiro que quer que a empresa de contabilidade seja uma parceira e que trabalhe para melhorar o seu negócio. E é exatamente isso que buscamos e o papel que desempenhamos com o nosso cliente.

 

Acompanha mais dicas, matérias e novidades no blog Z.