

Veja como usar o eSocial Web e quais os benefícios para empresas e trabalhadores
Publicado por Zanini, 17/06/2018
O implantação do eSocial Empresas é considerado um verdadeiro raio-x dos trabalhadores brasileiros e que está dando ao governo um banco de dados único e fundamental para combater a sonegação e desburocratizar o sistema.
Depois de quase um semestre de implantação, o eSocial está em funcionamento para as empresas que faturaram em 2016 mais de R$ 78 milhões e ainda causam alguns problemas, principalmente para quem não teve tempo para se adequar ao sistema.
Um deles é a atualização dos dados dos trabalhadores que já deveria ter sido feita no ano passado. Isso está causando dificuldades para o envio dos dados e algumas divergências entre os sistemas integrados.Vamos falar mais sobre isso em próximas matérias aqui no Blog Z.
Veja mais:
Experiência e trajetória profissional inspiram criação do Blog Z
Saiba como o eSocial está mudando a cultura de gestão das empresas
Pequenas e médias empresas estão se preparando para a implantação do eSocial a partir de julho
Saiba com a RF está ajudando as empresas a consultar dados do que foi mandado para a plataforma do eSocial
Além dos problemas de adequação aos envio de dados para a plataforma, outra dificuldade encontrada pelas empresas é consultar os dados do que foi mandado para plataforma.
Para tentar sanar esse problema, a Receita Federal lançou em abril, o módulo eSocial Web, uma ferramenta auxiliar destinada à inserção de dados no sistema, além das regras de eventos extemporâneos previstas no layout. Nessa versão, o eSocial Web vai permitir apenas a consulta dos eventos enviados pelos sistemas das empresas, por meio de web service.
O usuário pode consultar o conteúdo e o número do recibo. Isso vai permitir que o usuário consiga fazer acertos e correções nos próprios sistemas. A RF promete versões futuras que terão as funcionalidades de inserção de dados, alteração, exclusão e retificação de eventos.
Outra novidade é a entrada em produção das regras de eventos extemporâneos, que são aqueles informados fora da ordem cronológica de sua ocorrência.
Dentro sistema eles possuem tratamento próprio. Ou seja, a inserção desses eventos não tem a necessidade de excluir os eventos posteriores, com a garantia da integridade do sistema. Vem mais novidade por aí!
Até a próxima!