Como se preparar para a conclusão do Ano Fiscal?

Com a chegada do fim do ano, chega também a conclusão do ano fiscal de 2020. Mas, afinal de contas, como se preparar? Confira as dicas neste artigo!

Uma das obrigações das empresas é realizar a prestação de contas durante o ano fiscal. No Brasil, ele inicia no dia 1º de janeiro e encerra em 31 de dezembro. Ao total, são 4 trimestres de prestação de contas. Para saber mais o que é e como funciona o ano fiscal, consulte o nosso artigo anterior em: https://bit.ly/37y0lTk

Confira as dicas de como se preparar para a conclusão do ano fiscal!

ORGANIZAR A ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL

O primeiro passo é ter atenção para organizar a escrituração contábil. Para tanto, é necessário se atentar para questões primordiais, como: observar a exatidão entre os valores debitados e creditados; verificar o saldo bancário; avaliar se a empresa está cumprindo com todas as obrigações previstas na Legislação Tributária.

Após ter a certeza de ter todos os dados atualizados e obrigações confirmadas da escrituração contábil, é possível ao empresário conhecer a situação real do patrimônio da empresa e a saúde econômica da mesma. Bem como, total de bens, direitos e obrigações.

NOVAS ESTRATÉGIAS

Com esse balanço em mãos, é possível organizar o balanço fiscal e, a partir disso, calcular o lucro – ou prejuízo – obtido nesse período. Neste momento, o gestor terá base e conhecimento suficiente da empresa para prever os próximos passos. É nessa hora que o empresário pode decidir se a saúde financeira pode contemplar reformas e melhorias na sede; investimento em maquinário; contratação ou não de pessoal, dentre outras questões.

Dessa forma, novas estratégias e caminhos são definidos, com a realidade dos fatos, sem perder oportunidades ou fazer investimentos e gerar custos que não pode arcar no momento.

POR QUE É IMPORTANTE?

É essencial à empresa realizar o fechamento do ano fiscal, pois assim cabe ao gestor analisar os dados e a viabilidade do negócio no próximo ano. Bem como atrair novos investidores, fazer aportes e cortes onde são necessários e garantir que o próximo ano fiscal seja o mais satisfatório possível.

EXPERIÊNCIA NO MERCADO

Para concluir o ano fiscal sem dores de cabeça e ter uma análise criteriosa do seu negócio, conte com uma empresa que tem vasta experiência na área contábil e fiscal. A Zanini Auditoria possui profissionais altamente capacitados para oferecer a você a melhor análise do mercado. Entre em contato agora mesmo: www.zaniniauditoria.com.br

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Notícias Relacionadas