Skip to content Skip to footer

Como ter uma boa gestão das informações para folha de pagamento?

Como ter uma boa gestão das informações para folha de pagamento?

Organizar dados e ter uma boa gestão das informações para folha de pagamento é um verdadeiro desafio para boa parte das empresas.

Como manter controle sobre a jornada de todos os colaboradores, incluindo faltas, atrasos, hora extra, comissões e outros eventos variáveis?

Como controlar os períodos de férias, os funcionários em afastamento e garantir o correto pagamento da folha de pagamento, evitando prejudicar funcionários e enfrentar problemas na esfera trabalhista?

Com inúmeras variáveis, gerenciar a folha de pagamento, definitivamente não é uma tarefa fácil, e por sinal, é exatamente por isso, que separamos nesse conteúdo, algumas dicas que vão ajudar você a ter uma boa gestão das informações para folha de pagamento. 

O que é folha de pagamento?

Folha de pagamento é um documento que relaciona todos os funcionários e sócios de uma empresa e informações como:

  • Função;
  • Salário Base;
  • Proventos;
  • Descontos;
  • Salário Líquido;
  • Valor da contribuição para o INSS;
  • Valor da contribuição para o IRPF;
  • Valor da contribuição para o FGTS.

Na prática, a folha de pagamento apresenta de forma detalhada quais são os valores a serem pagos a título de despesas com pessoal em determinado período.

Dicas para gestão das informações para folha de pagamento

Agora que você já sabe o que é, vamos conferir algumas dicas para ter uma boa gestão das informações para folha de pagamento.

Confira as dicas e coloque tudo em prática para melhorar a gestão de folha da sua empresa!

1.Instale um relógio de ponto

Os sistemas de marcação de ponto estão previstos no artigo 74 da CLT e são obrigatórios para estabelecimentos com mais de 20 funcionários, veja:

“§ 2º  Para os estabelecimentos com mais de 20 (vinte) trabalhadores será obrigatória a anotação da hora de entrada e de saída, em registro manual, mecânico ou eletrônico, conforme instruções expedidas pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, permitida a pré-assinalação do período de repouso.”

No entanto, para garantir uma boa gestão da folha de pagamento, empresas com menor número de funcionários também devem adotar um sistema de controle e marcação de ponto.

Com o auxílio desse sistema, será muito mais fácil e prático, controlar faltas, atrasos, horas extras e outros eventos variáveis.

2.Contrate um serviço de contabilidade

Outro ponto muito importante para ter uma boa gestão das informações para folha de pagamento, é a contratação de um serviço de contabilidade.

Os escritórios de contabilidade podem auxiliar as empresas nas rotinas de gestão e cálculo de folha de pagamento, férias, décimo terceiro, rescisão e impostos trabalhistas.

O contador também cuidará do registro de funcionários e do controle de funcionários em período de afastamento.

3.Troque informações com a contabilidade

Por fim, você precisa trocar informações com a sua contabilidade, mantendo-os informados sobre as movimentações de ponto da sua empresa.

Para facilitar essa comunicação, aqui na Zanini Auditoria, você recebe acesso a uma área do cliente exclusiva onde poderá consultar e enviar informações da folha.

Entre em contato conosco para saber mais e conhecer os nossos serviços em contabilidade e gestão da folha de pagamento.

Translate »