Como uma boa gestão financeira ajuda na tomada de decisão da sua empresa

Gestão Financeira refere-se ao planejamento estratégico e dedicado, organização e tratamento de todos os aspectos financeiros do negócio, o que inclui:

  • Contabilidade e escrituração;
  • Gerenciamento de fluxo de caixa;
  • Planejamento financeiro;
  • Análise de indicadores e resultados.

Neste conteúdo, separamos algumas dicas relacionadas a gestão financeira e a sua importância na tomada de decisões importantes da sua empresa.

O sucesso de qualquer negócio se baseia na gestão adequada dos recursos, na inovação e na competitividade com as demais empresas.

Uma vez que a boa gestão financeira é o pivô central de qualquer empresa, apresentamos a seguir cinco hábitos de empresas de grande sucesso na gestão de suas finanças.

1.Investimento na contratação de um gerente financeiro

A função de um gerente financeiro é de vital importância para uma organização empresarial.

Não podemos negar, erros no planejamento ou na tomada de decisões relacionadas às finanças empresariais podem resultar em prejuízos e consequências significativas.

Para que uma empresa mantenha as finanças em dia e garantir uma gestão assertiva do seu capital financeiro, é aconselhável contratar um gerente financeiro especializado ou uma consultoria contábil que ofereça serviços de BPO Financeiro.

Esses profissionais serão responsáveis por acompanhar de perto a evolução financeira dos negócios e contribuir para a tomada de decisões importantes.

2.Análise periódica dos índices financeiros

Outro aspecto importante relacionado a gestão financeira dos negócios é a análise periódica de relatórios e indicadores financeiros, dentre eles:

  • Margem Bruta;
  • Margem Líquida;
  • Margem de Custos;
  • EBITDA;
  • Ponto de Equilíbrio;
  • Liquidez Corrente;
  • Índice de Cobertura de Juros;
  • Fluxo de Caixa;
  • ROI

3.Análise regular das demonstrações financeiras

A análise regular das Demonstrações Financeiras ajudará a monitorar a saúde da empresa e compará-la com períodos anteriores ou até mesmo com a concorrência.

A estrutura financeira equilibrada da sua empresa permitirá que você melhore seu poder de negociação, conheça os custos associados ao negócio, suas margens de lucro e contribuirá para a tomada de decisões assertivas.

Dentre as principais demonstrações financeiras que uma empresa precisa acompanhar de perto, podemos destacar:

  • Balanço Patrimonial;
  • Demonstração do Resultado do Exercício (DRE);
  • Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL);
  • Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados (DLPA);
  • Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC);
  • Demonstração do Valor Adicionado (DVA).

4.Separação das finanças pessoais e empresariais

Separar as finanças pessoais e empresariais é uma das regras básicas para uma gestão financeira eficiente e assertiva.

Uma empresa que mantém um departamento financeiro organizado, mantém o patrimônio dos sócios e do negócio separados e possui bons indicadores, tem chances potenciais de captar investidores ou obter um financiamento, se necessário.

5.Ter fundo de emergência

Ter um fundo de emergências é fundamental para toda empresa que pretende se manter no mercado, sobrevivendo às oscilações da economia.

O valor da reserva depende do porte e da atividade da empresa, no entanto, manter em aplicações seguras o valor correspondente a no mínimo 3 meses de despesas operacionais é uma medida muito prudente e recomendada.

Para mais dicas e conteúdos relacionados a gestão de negócios, continue acompanhando o blog da Zanini Auditoria.

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