Durante a crise, é essencial aproveitar todas as opções para manter a saúde financeira da sua empresa. Por isso, a Zanini separou algumas dicas para você identificar e agarrar essas oportunidades neste momento tão crucial.
ENTENDA SOBRE O SEU SEGMENTO
Para identificar uma boa oportunidade, antes de qualquer coisa, é necessário entender em que segmento atua. Entenda todos os produtos e serviços que a sua empresa oferece. Identifique os diferenciais e se coloque no lugar do cliente: qual é o ponto forte que é mais atrativo para o ponto de vista de quem está buscando ajuda neste segmento? Qual ponto é desnecessário? Seja honesto em assumir quais fatores você compreende e em quais outros precisará de ajuda. Somente a partir deste conhecimento é que será possível agarrar oportunidades.
Em tempos de crise, é normal que as pessoas passem a consumir menos. Não por não confiarem na sua empresa, mas sim porque os impactos econômicos da pandemia fizeram com que elas se tornassem mais seletivas no momento da compra.
Com o conhecimento exato de onde você atua e como pode chegar até os clientes, é possível ofertar produtos e serviços atrativos e que sejam imperdíveis – até mesmo num momento de seleção como o atual.
A GRAMA DO VIZINHO É SEMPRE MAIS VERDE
O ditado popular acima pode ser incluído na realidade das empresas. Sempre quando comparamos os concorrentes, tudo parece fluir mais fácil e sem erros. Mas a grande diferença é como a empresa se posiciona e vende o seu produto para os clientes. Ninguém deseja passar insegurança aos clientes ao demonstrar instabilidade financeira da empresa, não é mesmo?
Mantenha a calma e continue a comunicação e relacionamento direto com seus clientes, de forma honesta e transparente, mas longe de ser alarmista.
Em tempo, confira o que os concorrentes estão fazendo. Note como eles estão lidando com a crise. Às vezes, uma simples análise pode demonstrar oportunidades imperdíveis e não trabalhadas. Por exemplo, se todos os concorrentes estão apostando no serviço A, mas deixando de lado B, C e D, não seria uma boa ideia investir esforços nestes serviços essenciais, mas que estão sendo “esquecidos” pelos concorrentes?
Infelizmente, o que tem se tornado comum nesta crise são empresas que perdem o foco no segmento onde atuam e começam a oferecer produtos que não estão ligados aos seus clientes. Ou ainda, que deixem de investir esforços e divulgação em áreas que podem render um bom giro de caixa e aumento no ROI. Pense nisso!
FAÇA MELHORIAS!
Este momento trouxe uma oportunidade para todas as empresas de todos os segmentos: identificar processos que podem ser otimizados e burocracias internas que podem ser deixadas de lado. Aproveite e faça melhorias em seu segmento, deixando-o cada vez mais simplificado e otimizado – tanto para a equipe interna quanto para clientes.
ENVOLVA A EQUIPE
Agora, mais do que nunca, é papel dos líderes irem à frente de sua equipe e tranquilizá-los. Não são poucos os casos que vagas de emprego são fechadas e equipes inteiras dizimadas. Tenha uma comunicação transparente com o seu quadro de colaboradores e envolva-os na importância de estarem juntos para vencer essa crise.
As contribuições podem ser as mais variadas: desde indicação de novos clientes, até propostas de otimização de recursos e mão de obra.
CONTE COM A ZANINI!
Outra oportunidade que a crise trouxe foi a reflexão sobre alguns processos acumulados em excesso em apenas um profissional, como a área contábil. Dê mais possibilidade de gestores de equipe, ou para você, ter mais tempo de dedicar-se à inovação e progresso da sua empresa. Questões burocráticas, fiscais e de recursos humanos podem – e devem – ser terceirizados. Para isso, conte com profissionais e empresa com experiência no mercado!
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Fontes: Sebrae, Ges7aoCont.