Skip to content Skip to footer

O que é escrituração contábil?

O que é escrituração contábil?

O que é escrituração contábil?

Você sabe o que é escrituração contábil e qual a sua importância para a organização e gestão de uma empresa?

Apesar do seu caráter obrigatório, muitos empresários e empreendedores não entendem a importância da contabilidade e desconhecem a sua contribuição para os seus negócios.

Diante desse contexto, a Zanini Auditoria decidiu preparar esse conteúdo, cujo objetivo é explicar o que é escrituração de movimentos contábeis e esclarecer outras dúvidas sobre o assunto.

O que é escrituração contábil?

Escrituração contábil é a metodologia utilizada para registrar em ordem cronológica todos os fatos contábeis de uma empresa ou organização, afim de que seja possível cumprir o que determina o artigo 1.179 do Código Civil:

“Art. 1.179 O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico.”

Durante o trabalho de escrituração um profissional habilitado deve organizar e registrar todos as movimentações contábeis de uma empresa ou organização, observando as boas práticas previstas nas normas e legislação em vigor.

Dito isso, é importante esclarecer que o nosso ordenamento jurídico determina que a escrituração de movimentos contábeis deve ser realizada da seguinte forma:

  • Em idioma e moeda corrente nacionais;
  • Em forma contábil;
  • Em ordem cronológica de dia, mês e ano;
  • Com ausência de espaços em branco, entrelinhas, borrões, rasuras, emendas ou transportes para as margens.

Por fim, com base na escrituração, diversos relatórios, livros e documentos contábeis podem ser elaborados, conforme veremos no próximo tópico.

Como funciona a escrituração contábil?

O trabalho de um contador está pautado na escrituração contábil, que por sua vez, está diretamente relacionado aos seguintes itens:

  • Registro de transações em software contábil, livros e planilhas;
  • Coleta e organização de registros financeiros, demonstrativos de fluxo de caixa e outros documentos;
  • Acompanhamento e lançamento de débitos e créditos nas contas contábeis;
  • Conciliação de movimentações financeiras;
  • Análise e elaboração do balanço patrimonial e demonstrativo de resultados;
  • Elaboração e entrega de obrigações acessórias com base na movimentação anteriormente escriturada.

Vale destacar que além de uma obrigação e formalidade legal, a escrituração de movimentos contábeis, auxilia empreendedores e empresários na tomada de decisões importantes e na gestão dos seus negócios.

Para o professor e autor, José Carlos Marion:

“A  contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões, pois ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os em forma de relatórios, que contribuem para tomada de decisão.”

Conheça a Zanini Auditoria

Confie a escrituração contábil da sua empresa ao time de contadores e especialistas da Zanini Auditoria.

Desde 1980, a Zanini Auditoria trabalha a contabilidade como ferramenta de gestão, oferecendo uma gama completa de soluções focadas em assessoria e consultoria para negócios que buscam um crescimento planejado e sustentável, sem temer os desafios do mercado. 

Telefone: +55 (19) 3475-7070

E-mail: [email protected]

Translate »