Um dos termos mais usados quando o assunto é saúde financeira, o ROI é uma métrica importantíssima para a gestão da empresa. Mas, afinal de contas, o que ele significa? E como aplicá-lo no dia a dia?
O QUE É?
Return on investiment (ROI), como o próprio nome diz, é uma das principais métricas utilizadas para entender se o que você está investindo está gerando um resultado esperado.
Este conceito financeiro é responsável por medir a lucratividade de um investimento. Existem diferentes formas para calcular e medir o ROI de uma empresa. O mais comum, e utilizado pelos gestores e contadores, é dividir o lucro líquido pelo total de ativos.
Por exemplo, se o lucro líquido for de R$ 50.000,00 e o total de ativos for de R$ 100.000,00, seu ROI será de 50% (ou seja, seu retorno de investimento).
Este simples cálculo é medido nas mais diferentes formas pelas empresas, para: identificar a saúde da empresa; determinar se há sangrias de prejuízo derivado de algum produto; precificar serviços ou produtos; dentre outros.
No varejo, é comum definir o ROI de cada produto para entender em quais produtos podem ser aplicados descontos – atrativos para chamar ainda mais clientes.
Ou seja, o ROI é uma ferramenta importante na gestão da empresa não somente na área contábil e fiscal, mas também em áreas de divulgação, como marketing, publicidade e promoções.
Investir em melhorias e equipamentos também pode ser definido pela utilização do ROI. Por exemplo, se uma empresa deseja investir em um equipamento e quer entender se aquele será um dinheiro que terá um bom retorno, basta ter algumas informações em mãos para definir se a compra é válida ou não. Além do investimento na compra, devem entrar na conta a vida útil do equipamento e o valor estimado de manutenção durante todo o período. Bons investimentos com economia real em aumento na produtividade e diminuição nos custos irão aumentar o seu ROI.
Estes são apenas alguns exemplos simples que o ROI pode fazer pela sua empresa. Há ainda diversas outras análises de custo x benefício, bem como a averiguação total da saúde financeira da empresa. São cálculos mais complexos que um contador experiente pode desenvolver para você.
COMO APLICAR O ROI?
Como falamos acima, há diversas análises que o ROI pode determinar. Abaixo, explicaremos a forma mais simplificada de iniciar uma conta simples para definir o ROI. Simularemos um cálculo para varejo:
A fórmula a ser aplicada será: a diferença entre valor faturado e investido, dividido por valor investido, como a equação abaixo:
“(valor faturado – valor investido) / valor investido = ROI”
Ao chegar a um resultado, multiplique-o por 100%, assim ele apresentará o percentual de retorno de acordo com o valor investido.
Veja o exemplo:
Valor faturado: R$ 50.000,00
Valor investido: R$ 2.500,00
R$ 50 mil – R$ 2,5 mil / R$ 2,5 mil x 100% = 19%
Ou seja, na equação acima chegamos ao valor de ROI como 19%. Analisando o resultado, notamos que a cada R$ 1 investido, o comerciante possui valor de renda bruta de R$ 19,00 no varejo.
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Fontes: UOL Economia, Ges7aoCont.