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As 5 principais ferramentas de planejamento estratégico para todo e qualquer negócio

As 5 principais ferramentas de planejamento estratégico para todo e qualquer negócio

Montar um planejamento estratégico é fundamental para empresas que desejam chegar ao sucesso e alcançar bons resultados.

No entanto, embora o tema seja importante, muitos empresários e empreendedores não sabem como montar um planejamento estratégico assertivo para os seus negócios.

Sabendo disso, a Zanini Auditoria separou 5 ferramentas que podem ajudar nessa tarefa. Vamos conferir?

1.Análise SWOT

Uma das ferramentas mais conhecidas no planejamento estratégico é a análise SWOT, que leva em consideração 4 forças relacionadas ao ambiente interno e externo de uma organização.

  • Forças: Identifica os pontos fortes da empresa. Ex: Tecnologia inovadora.
  • Fraquezas: Busca apontar quais são os principais pontos de fraqueza da empresa e com base neles, definir estratégias de melhoria. Ex: Equipe desmotivada.
  • Oportunidades: Busca identificar as oportunidades externas de mercado que podem ser aproveitadas para impulsionar os negócios da empresa. Ex: Benefícios fiscais.
  • Ameaças: Identifica as ameaças que podem prejudicar a empresa: Ex: Instabilidade política.

Ao conhecer as forças e fraquezas, fica mais fácil entender o que pode ser melhorado, traçando assim, um planejamento estratégico.

2.5 Forças de Porter

Outra ferramenta interessante para empresas que pretendem montar um planejamento estratégico são as 5 Forças de Porter:

1.Rivalidade entre concorrentes: Quanto maior o nível de rivalidade entre os concorrentes, mais acirrada a disputa;

2.Poder de barganha dos clientes: Quanto maior o número de opções e concorrentes, maior o poder de barganha dos consumidores;

3.Poder de barganha dos fornecedores: Quanto menor o número de fornecedores, maior o poder de barganha deles sobre a sua empresa;

4.Ameaça de produtos substitutos: Existência de produtos semelhantes que podem afetar suas vendas.

5.Ameaça de novos entrantes: Quando o mercado não oferece muitas barreiras para entrada de novos concorrentes.

Analise as 5 Forças de Porter, antes de decidir entrar para determinado segmento.

3.Metodologia SMART

A Metodologia SMART tem como base 5 fatores que ajudam na construção de metas e na montagem de um planejamento estratégico assertivo.

  • Específico (specific): Defina metas específicas e de fácil compreensão.
  • Mensurável (measure): Defina metas que possam ser mensuradas e avaliadas.
  • Alcançável (achievable): Defina metas compatíveis com a realidade.
  • Relevante (relevant): Defina metas que sejam relevantes.
  • Tempo (time-based): Defina um prazo para o cumprimento das metas.

4.Matriz BCG

Outra ferramenta muito conhecida para o planejamento de negócios é a Matriz BCG. Seu objetivo consiste em identificar os melhores produtos sob a ótica de vendas.

A matriz é dividida em 4 grupos:

  • Vacas Leiteiras: Produtos que geram muito lucro, sem exigir muito investimento.
  • Estrelas: Produtos que geram muito lucro, mas que demandam níveis consideráveis de investimento.
  • Pontos de Interrogação: Não gerar um bom volume de receita, mesmo recebendo investimento.
  • Abacaxi: Produtos com baixa performance, cujo o mais indicado é a descontinuidade.

5.Canvas

Para finalizar o conteúdo, vale destacar o Canvas, uma ferramenta visual voltada para o desenvolvimento de planejamentos estratégicos.

O Canvas é composto de um painel com os seguintes itens:

  • Proposta de valor
  • Segmento de clientes
  • Canais
  • Relacionamento com clientes
  • Atividade-chave
  • Recursos principais
  • Parcerias principais
  • Fontes de receita
  • Estrutura de custos

Basicamente, os itens mais importantes para quem pretende estruturar uma ideia de negócios.

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