Skip to content Skip to footer

Como analisar os lucros de uma empresa 

analisar lucros

Como analisar os lucros de uma empresa 

O grande objetivo da maior parte das empresas é obter lucro com as suas atividades. Porém, é necessário entender o lucro do ponto de vista financeiro, garantindo a saúde do negócio. Isso porque pode ser que o lucro não esteja sendo o esperado.

Tendo em vista esclarecer as dúvidas sobre os lucros, a Zanini Auditoria explica como deve ser feita a análise do lucro proveniente das atividades da empresa. Assim como algumas dicas de como proceder para a análise de lucro do seu negócio.

O que é o lucro de uma empresa?

De uma maneira simples, o lucro consiste na diferença entre as receitas provenientes da venda de serviços ou produtos e os custos decorrentes da sua produção. Desse modo, podemos dizer que: lucro = receitas – custos. 

Contudo, esta é apenas a primeira informação sobre os lucros de uma empresa, pois ainda é preciso calcular: lucro bruto, lucro líquido e margem de lucro. 

Além disso, é preciso entender a diferença entre lucro, lucratividade e rentabilidade para desenvolver uma análise assertiva do lucro empresarial. Veja a seguir:

  • Lucro: é o resultado positivo do cálculo de receita menos custos; 
  • Rentabilidade: é a relação entre o valor investido no negócio e o lucro líquido obtido; 
  • Lucratividade: é a relação entre o lucro líquido e o valor total das vendas de forma percentual

Assim, para calcular todos esses índices é necessário analisar os lucros a partir das demonstrações contábeis. Principalmente, a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), que permite apurar os seguintes indicadores:

  1. Faturamento;
  2. Custo Variável;
  3. Margem de Contribuição (1-2);
  4. Custo Fixo;
  5. Ponto de Equilíbrio;
  6. Resultado Operacional (1-2-4);
  7. Receitas Não Operacionais;
  8. Despesas Não Operacionais;
  9. Resultado de Caixa (6+7-8).

Com a DRE, a empresa consegue verificar a lucratividade da empresa a partir dos seus resultados das atividades operacionais e não operacionais. 

Dicas para analisar o andamento dos lucros da sua empresa 

Para uma análise assertiva dos lucros que a sua empresa está obtendo, é importante utilizar indicadores de desempenho e considerar os seguintes cuidados:

1 – Desenvolva toda a análise tendo por base as demonstrações contábeis, que são relatórios confiáveis e legalmente elaborados;

2 – Análise em separado cada um dos indicadores e depois desenvolva os cálculos para encontrar a rentabilidade obtida no período;

3 – Tenha atenção para os principais fatores que podem indicar uma queda da lucratividade do negócio, tais como:

  • Queda nas vendas e aumento dos prazos de vendas;
  • Crescimento das despesas;
  • Queda da margem de contribuição;
  • Giro lento do estoque;
  • Aumento acentuado dos gastos fixos;
  • Altos níveis de inadimplência;

4 – Tenha em mente que um faturamento elevado, é essencial, mas não garante a lucratividade, pois existem vários fatores que consomem essas receitas;

5 – É interessante avaliar os resultados da empresa em relação aos concorrentes do mercado, pois permite identificar se a rentabilidade da empresa está correspondente com o seu mercado de atuação.

6 – É importante analisar se a rentabilidade do negócio está permitindo que a empresa desenvolva seus projetos de expansão e crescimento de longo prazo.

Se ficou interessado no assunto e deseja mais informações sobre uma análise assertiva dos lucros do seu negócio, entre em contato com a Zanini Auditoria.  

Translate »