Como o planejamento tributário pode ser aliado da sua empresa

Você já pensou em contratar uma consultoria tributária? Em um contexto econômico em que um dos riscos mais presentes na administração de uma empresa é o fiscal, contar com orientação especializada é fundamental para o sucesso e longevidade do negócio.

O papel de uma empresa que preste serviços de consultoria tributária é trazer uma nova visão para o gestor que, muito ligado no dia a dia operacional, acaba se perdendo de pontos importantes fora da sua área de expertise. O Sistema Tributário Nacional tem leis bastante amplas e complexas, que exigem a atenção de profissionais especialistas. Nessa área ser um gestor generalista não é o suficiente e contar com orientação especializada é fundamental.

Quer saber mais? Confira o conteúdo que preparamos e entenda a importância de contratar uma consultoria tributária!

O momento ideal para buscar orientação

Uma empresa de consultoria pode ser contratada por diversos motivos. O mais comum é que ela cumpra alguma função corretiva, como auxiliar a empresa em processos tributários ou autuações fiscais já em curso.

Porém, o melhor para o negócio é contar com uma consultoria preventiva, aquela que se antecipa aos possíveis riscos e problemas que a empresa pode enfrentar. Como as leis mudam com frequência, o ideal é que sua empresa tenha de maneira definitiva um acompanhamento de uma equipe tributária especializada.

Esse acompanhamento diário permite que a empresa de consultoria apresente os impactos fiscais e tributários em cima de suas decisões empresariais.

Sonegar essa ajuda e decidir os rumos do negócio sem esse apoio é inseguro, pois quando não se é especialista na área tributária não se consegue enxergar impactos prejudiciais, nem solução para algum problema fiscal ou em momentos de mudança em suas atividades.

As vantagens da consultoria tributária

O primeiro objetivo a se buscar deve ser o de realizar um diagnóstico detalhado do ambiente tributário da empresa, para então definir os objetivos específicos para o seu negócio. Esses objetivos podem ser os mais diversos. Veja!

Diminuição do impacto tributário

Existem três principais regimes tributários em que sua empresa pode se enquadrar: Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional. Como cada um possui regras específicas, contar com uma consultoria tributária para ajudá-lo a escolher qual é o mais vantajoso para sua empresa é imprescindível.

Lembrando que quando escolhemos a forma de tributação errada, a empresa paga mais impostos do que deveria e sua margem de lucro diminui.

Melhor planejamento

O planerjamento tributário é uma das melhores ferramentas administrativas com a qual uma empresa pode contar. O ideal é realizar esse procedimento no início das atividades e a cada ano.

Pois, de um ano para o outro a sua realidade fiscal pode mudar, sendo necessário redesenhar os procedimentos fiscais obrigatórios e o pagamento de tributos sob o regime mais benéfico.

Com base na legislação toda a sua empresa é analisada, seja sob a ótica tributária como também empresarial e procedimental interna.

O objetivo é que ao final do planejamento seja possível reduzir a carga tributária, acertar erros antes de procedimentos fiscalizatórios e prevenir a empresa contra multas por obrigações tributárias realizadas de maneira equivocada.

Ajuda na prevenção e no controle de crises financeiras

Gestores estão sujeitos à “miopia administrativa” e podem acabar não enxergando potenciais riscos em suas empresas, somente percebendo-os quando o problema já tiver estourado.

A Consultoria Tributária vai ajudar a traçar ações preventivas para que a empresa não tenha gastos inesperados que podem comprometer o fluxo de caixa.

A consultoria e a saúde da empresa

Tudo o que uma organização faz acaba refletindo na área financeira. Como a área fiscal é um espelho das atividades da empresa, ao cuidar dessa área é possível enxergar gargalos e oportunidades de melhoria em todos os processos.

No longo prazo, com ajuda de uma empresa de contabilidade estruturada que não só oferece a consultoria tributária, mas também respaldo jurídico e administrativo com uma equipe de Contadores, Administradores e Advogados, sua empresa ainda consegue adequar melhor suas atividades para ter uma maior eficiência fiscal, por meio de:

  • economia real de impostos, em decorrência da redução de alíquotas;
  • economia em multas e juros;
  • redução de custos com retrabalhos;
  • recuperação de créditos tributários.

A consultoria pode ser bastante acessível e determinante para os resultados da sua empresa, pois não só evitará que você gaste mais dinheiro do que deveria pagando impostos demais, como também te dará dois benefícios essenciais, que é a segurança e tranquilidade que tudo está sendo feito de maneira correta e equilibrada.

Entre em contato com a equipe da Zanini Auditoria para conhecer mais benefícios de uma consultoria tributária aplicada à sua empresa e como ela pode ajudar no desenvolvimento de seu negócio.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas