Skip to content Skip to footer

O que é Contabilidade Consultiva e como ela ajuda as empresas?

O que é Contabilidade Consultiva e como ela ajuda as empresas?

Qual a diferença entre a contabilidade consultiva e a contabilidade tradicional? O que muda na prática? Quais os benefícios para as empresas?

Durante muito tempo a contabilidade sempre foi vista como mais uma obrigação para os empresários, no entanto, nos últimos anos, essa visão tem mudado bastante, sobretudo com a chegada ao mercado dos serviços consultivos de contabilidade.

Deseja saber mais sobre o assunto e entender quais os benefícios que essa novidade pode oferecer para a sua empresa? Continue conosco e acompanhe esse conteúdo até o final.

Como funciona a contabilidade consultiva?

A contabilidade consultiva é um modelo de prestação de serviços contábeis, onde o contador se coloca em uma posição próxima aos clientes, procurando oferecer muito mais que a contabilidade tradicional.

Chamamos de contabilidade tradicional aquela que ainda está presa à burocracia, não se adaptou a tecnologia e as mudanças do seu tempo.

O contador tradicional é aquele que procura fazer apenas o básico, ou seja, calcular impostos e folha de pagamento, elaborar balanços e enviar declarações ao fisco.

Já o contador consultivo é aquele que vai além dos serviços básicos da contabilidade, olhando cuidadosamente para a empresa dos seus clientes e apontando caminhos de crescimento e melhoria.

A contabilidade consultiva contribui diretamente para a gestão dos negócios, apresentando relatórios, insights e dicas de gestão que visam otimizar o negócio dos seus clientes.

Um profissional consultivo é aquele que está sempre por perto, à disposição e pronto para oferecer o melhor aos seus clientes.

Quais os benefícios da contabilidade consultiva?

Os serviços contábeis consultivos são preparados para oferecer uma série de benefícios para as empresas, dentre os quais, podemos destacar:

Planejamento tributário: Você sabia que 95% das empresas brasileiras pagam mais impostos que o necessário?

O pagamento de tributos em excesso é apenas uma das consequências do distanciamento entre cliente e contador. 

No modelo consultivo de contabilidade, buscamos todas as alternativas legais para que os clientes paguem menos impostos, incluindo a observância de possíveis benefícios fiscais e a elaboração de um planejamento tributário assertivo.

Tecnologia: A tecnologia é uma grande aliada dos serviços consultivos de contabilidade.

Com o uso de softwares e ferramentas avançadas, os contadores conseguem tratar informações de forma ágil, trocar informações praticamente em tempo real e além disso, gerar relatórios e indicadores precisos.

Redução de custos e burocracia: Com o uso de ferramentas adequadas, treinamento e capacitação constante de equipes, é possível otimizar processos e reduzir custos operacionais.

Outra característica importante da contabilidade consultiva está relacionada à redução de burocracias, afinal, nesse modelo de serviço contábil, o maior objetivo é facilitar a vida e o progresso dos clientes.

Conheça a Zanini Auditoria

Desde 1980, a Zanini Auditoria trabalha a contabilidade como ferramenta de gestão, oferecendo uma gama completa de soluções focadas em assessoria e consultoria para negócios que buscam um crescimento planejado e sustentável.

Conheça a nossa estrutura e confira na prática como uma contabilidade consultiva pode contribuir para o sucesso dos seus clientes, entre em contato conosco!

Translate »