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Principais custos ao contratar um funcionário CLT

Principais custos ao contratar um funcionário CLT

Você sabe quais são os principais custos que uma empresa tem ao contratar um funcionário CLT? 

Os custos relacionados à contratação de funcionários estão entre as principais dúvidas dos empresários e empreendedores de várias partes do país. Sabendo disso, a Zanini Auditoria decidiu preparar um conteúdo completo sobre o assunto.

Custos para contratar um funcionário CLT

Engana-se quem pensa que o salário é o único custo para quem pretende contratar um funcionário CLT.

Na prática, além do salário mensal, as empresas precisam preparar o orçamento para outros custos que estão diretamente relacionados à contratação de funcionários e a folha de pagamento.

Férias: A CLT determina que para cada ano trabalhado, os funcionários possuem direito a 1 tirar um mês de férias remunerada acrescida do pagamento do adicional de 1/3.

13º Salário: Além do direito às férias, os funcionários devem receber uma remuneração anual extra, referente ao 13º salário.

O 13º salário pode ser pago em até duas parcelas, sendo a primeira até 30 de novembro e a segunda até o dia 20 de dezembro de cada ano.

FGTS: A legislação em vigor também determina que as empresas devem depositar mensalmente a importância de 8% sobre a remuneração dos seus funcionários para o FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.

Contribuição Previdenciária Patronal: Além dos itens anteriores, as empresas que decidem contratar um funcionário CLT precisam levar em consideração os custos com a CPP – Contribuição Previdenciária Patronal.

A CPP é a parcela de contribuição das empresas para o INSS, calculada sobre a folha de pagamento, em percentual, normalmente de 20%.

Vale-Transporte: Por fim, também precisa entrar para o orçamento da contratação de funcionários CLT, os custos com vale-transporte, para deslocamento dos funcionários até o local de trabalho e do local de trabalho para suas residências.

Outros custos relacionados a contratação de funcionários

Além dos custos com os direitos previstos na legislação trabalhista e com a contribuição patronal para a previdência social, na maior parte dos casos, as empresas precisam considerar despesas adicionais relacionadas ao pagamento de benefícios.

As categorias profissionais contam com sindicatos e convenções coletivas, que dentre outros itens, podem estabelecer a obrigatoriedade de pagamento de benefícios, como plano de saúde, vale refeição e vale alimentação.

Quando presentes em acordos e convenções coletivas ou concedidos por livre e espontânea vontade, os benefícios também precisam fazer parte do planejamento das empresas em relação aos custos para contratação de funcionários CLT.

Como contratar funcionários CLT?

Planejando a contratação de funcionários CLT? Conte com o apoio da Zanini Auditoria para providenciar o registro e legalização das admissões.

Aqui na Zanini Auditoria, você encontra profissionais altamente capacitados para cuidar da sua empresa e garantir que todas as suas obrigações permaneçam em dia com o fisco.

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