Skip to content Skip to footer

Sua empresa está pagando imposto demais?

Sua empresa está pagando imposto demais?

Você sabia que a sua empresa pode está pagando imposto demais? Dados de um levantamento recente divulgado pelo IBGE/Impostômetro apontam que 95% das empresas pagam impostos indevidamente.

Não permita que a sua empresa faça parte das estatísticas. O pagamento de impostos em excesso prejudica o desempenho de pontos fundamentais para uma empresa, como a lucratividade e a competitividade.

Continue conosco, acompanhe esse conteúdo até o final e confira o que pode levar uma empresa a pagar impostos em excesso.

Principais causas do pagamento de impostos em excesso

Em um país com alta carga tributária, pagar mais impostos que o realmente devido, pode tornar um negócio inviável economicamente.

Por sinal, muitas empresas que encerram suas atividades, tomam essa decisão em função de dificuldades financeiras que poderiam ser contornadas com a economia no pagamento de impostos.

Será que a sua empresa está pagando imposto demais? Confira as principais causas que podem levar uma empresa a pagar impostos em excesso:

  • Complexidade da carga tributária: A complexidade da carga tributária brasileira por si só, é mais que suficiente para fazer com que as empresas paguem impostos em excesso.

Basta uma decisão equivocada, por falta de orientação e assessoria de uma contabilidade especializada para começar a pagar impostos acima do necessário.

  • Não aproveitamento de benefícios e isenções: Por falta de orientação e assessoria contábil especializada, muitas empresas acabam não aproveitando isenções fiscais e benefícios, as quais teriam direito.
  • Falta de planejamento tributário: Temos três regimes tributários no Brasil, o Simples Nacional, o Lucro Presumido e o Lucro Real, qual é a melhor opção para o seu negócio?

A falta de planejamento tributário faz com que empreendedores e empresários enquadrem suas empresas em regimes que não trazem economia para os seus negócios.

Principais consequências do pagamento de impostos em excesso?

O pagamento de impostos em excesso pode gerar uma série de consequências negativas sobre as empresas, dentre as quais, podemos destacar:

  • Endividamento e baixa lucratividade;
  • Menor poder de competitividade;
  • Falta de recursos para investir na expansão dos negócios;
  • Falta de recursos para contratação de mão de obra;
  • Encerramento precoce das atividades;
  • Dentre outras consequências negativas.

Não permita que a sua empresa sofra tais consequências, conte com o apoio do time de contadores e especialistas da Zanini Auditoria.

Como pagar menos impostos?

Você já sabe que a sua empresa pode está pagando imposto demais e quais são as principais causas do pagamento de tributos em excesso.

Mas afinal, como pagar menos impostos? Essa é uma das perguntas para a qual empresários e empreendedores procuram a resposta diariamente.

Sem dúvida alguma, podemos afirmar que para pagar menos impostos, as empresas precisam elaborar um planejamento tributário completo com o apoio de uma consultoria contábil especializada.

Aqui na Zanini Auditoria, por exemplo, contamos com um time de Outsourcing Fiscal completo e preparado para elaborar planejamentos e apresentar o melhor caminho para que a sua empresa pague menos impostos de forma totalmente legal.

Sua empresa está pagando imposto demais? Conte com o nosso apoio, entre em contato conosco!

Translate »