Skip to content Skip to footer

Escrituração contábil: toda empresa é obrigada a fazer?

escrituração contábil

Escrituração contábil: toda empresa é obrigada a fazer?

Toda empresa é obrigada a fazer escrituração contábil? Essa é uma dúvida genuína que muitos empreendedores de primeira viagem acabam tendo.

Primeiramente, é importante lembrar que independente do ramo em que a empresa atue, o auxílio de uma contabilidade é fundamental. Tanto por questões tributárias, legais como financeiras.

No entanto, a presença da contabilidade em uma empresa pode variar bastante de negócio para negócio. Por isso, a Zanni Auditoria decidiu escrever hoje sobre escrituração contábil.

Definição de escrituração contábil

Para começo de conversa, é importante explicar o que é escrituração contábil, que de forma resumida, trata-se do registro cronológico dos fatos contábeis relacionados a uma organização.

Esse registro é uma técnica de controle do patrimônio da empresa, sendo que todos os lançamentos devem ser feitos de forma apropriada para o registro, seguindo todas as normas brasileiras e internacionais de contabilidade.

Independente do tamanho da empresa, ou qual for a sua natureza jurídica, manter a escrituração contábil atualizada é fundamental para a organização da empresa.

Toda empresa é obrigada a fazer?

Sim. Via de regra toda empresa é obrigada a fazer a escrituração contábil. Se esta não for feita, a companhia pode passar por sérios problemas legais, societários e tributários com a receita federal e o governo.

Há, no entanto, uma exceção, que é o caso da MEI (Microempreendedor Individual). Esse tipo de personalidade jurídica está isento de escrituração, além de ter outras vantagens.

Além do mais, é por meio da escrituração contábil que se torna possível executar todos os outros controles contábeis.

Quais as regras para realizar a escrituração contábil?

Para realizar a escrituração contábil, é importante se atentar as normas brasileiras e internacionais de contabilidade, além da legislação tributária, para que o serviço atenda aos requisitos exigidos por autoridades fiscais.

Vale destacar que não é qualquer pessoa que pode fazer isso. É necessário ter formação, habilitação e conhecimento em contabilidade.

De forma simples e resumida, as principais regras que devem ser seguidas são:

  • O único idioma aceito para escrituração contábil é o português;

  • Todos os valores apurados devem ser anotados em reais;

  • Respeitar a cronologia dos fatos contábeis é imprescindível;

  • Tudo que estiver registrado precisa ter algum documento hábil como base;

  • Não fazer rasuras, emendas ou deixar espaços em branco;

  • Lançamentos devem conter data, conta devedora, conta credora e histórico.

Para que esses pontos sejam atendidos, há tempos a escrituração contábil é feita a partir de softwares que deixam os lançamentos contábeis de forma organizada, evita erros, e mantém os dados de fácil acesso para os relatórios e obrigações acessórias que são baseados nas escriturações.

Para que serve a escrituração contábil?

O principal objetivo da escrituração contábil é possibilitar que uma empresa tenha controle sobre o seu patrimônio, apurando o resultado de suas operações.

Por mais que a escrituração contábil seja uma exigência legal, ela na realidade permite o acesso a informações imprescindíveis para a tomada de decisões pelos gestores das empresas.

Quanto mais informações contábeis e financeiras o administrador tiver disponível em suas mãos, mais fácil será para ele tomar uma decisão mais acertada e eficiente.

Escrituração Contábil Digital?

Sim. Também existe a alternativa de fazer a escrituração contábil de modo 100% digital. Esse modelo de escrituração é conhecido pela sigla ECD.

Para realizar esse tipo de escrituração basta utilizar o programa disponibilizado pelo governo, o SPED (Sistema Público de Escrituração Digital).

O maior benefício dessa modalidade é poder substituir os papéis por registros digitais. Além de economizar tempo e dinheiro, ainda torna o processo mais rápido e seguro.

Se você tiver gostado de saber mais sobre escrituração contábil, não deixe de acompanhar o Blog da Zanini Auditoria, estamos sempre postando novos conteúdos.

Translate »